sexta-feira, 11 de maio de 2012

"A vida num sopro"


A primeira parte do livro prendeu-me completamente. Esta descreve o amor entre Amélia e Luís, dois jovens do liceu que se apaixonaram à primeira vista mas que mantiveram os seus sentimentos em segredo. Quando na escola se começa a perceber que eles andam a namoriscar, logo começa o falatório, o cochichar nos corredores… Até que Amélia é obrigada a contar à mãe que logo quer conhecer o rapazinho que anda a namorar a filha. Dona Beatriz não se contentava com um genro que possuía uma terra e queria ser veterinário pelo que não apoiou aquele namoro.

Tudo muda quando Amélia desaparece da vida de Luís. Luís segue o seu sonho de ser veterinário e vai se divertindo com outras raparigas. Nenhuma das relações o satisfaz como a primeira pelo que vai acabando com uma e partindo para outra, vezes sem conta.

Terminado o curso, integra o Serviço Militar como veterinário e vai viver para Penafiel. Mais uma reviravolta na sua vida: apaixona-se por uma mulher, de seu nome Joana, que o fazia lembrar Amélia, eram tão parecidas... São felizes e casam-se! No entanto, na véspera do casamento, Luís descobre uma realidade que mudará o rumo da história. Joana será traída, Luís será apanhado em flagrante com a amante, haverá um homicídio testemunhado por ambos e encoberto pelos 3. O criminoso foge para Espanha onde irá combater na guerra civil. É preso anos mais tarde e denuncia Luís como o autor do crime que o colocou atrás das grades. Luís é preso… A sua única saída era confessar a sua relação secreta mas não será esse o caminho que Luís decide trilhar.

Um romance comovente, aliciante com um final surpreendente. Adorei o livro, foi uma óptima companhia nas últimas semanas.

Destaco uma citação que aparentemente apenas transmite uma realidade da vida mas que muito se relaciona com o próprio livro  "Os seres vivos sofrem e o mundo mostra-se estranho a esse sofrimento, encarando-o com indiferença, aceitando-o como fazendo parte da ordem natural das coisas, como se a dor fosse o motor da existência, a inquietude o seu preço. Cada desejo procura satisfação, cada obstáculo gera sofrimento. Mesmo a satisfação de um desejo apenas suscita felicidade temporária, logo a seguir vem um novo desejo, de novo travado por um obstáculo, o que significa que a existência é sempre luta, o sofrimento omnipresente, a felicidade efémera!"

Sem comentários:

Enviar um comentário